sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LAPSIS/UFRN, ORIENTA MORADORES A EVACUAREM PEDRA PRETA POR TEMPO INDETERMINADO

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) registrou pelo menos mais sete abalos sísmicos entre as 20h e 21h desta quinta-feira (31). Segundo o anúncio feito, os abalos são de magnitude acima de 2.0 ocorreram durante o período. Com esses novos abalos, o laboratório não descarta a ocorrência de um tremor de maior magnitude e orienta os moradores da região a abandonar as residências por tempo indeterminado.

O município de Pedra Preta já contabiliza mais de 160 abalos sísmicos neste ano, com os abalos se concentrando nos últimos dias. No fim da noite de ontem e início da manhã de hoje (31), o sismólogos registraram mais dois abalos com magnitude 2.2.  De acordo com os dados levantados pelos sismólogos da UFRN, o primeiro tremor ocorreu às 22h59 de ontem, registrado pela estação NBPA de Paraú. O epicentro foi em Pedra Preta. Poucas horas depois, às 6h52, novo abalo foi registrado na mesma estação. Não há registro de danos causados pelos abalos.
Os geofísicos do LabSis instalaram ontem um equipamento de transmissão de dados online, via telefone celular, para monitorar as ocorrências de tremores na região, em tempo real. Com a reativação de uma falha geológica situada na borda da bacia potiguar, mais de 160 abalos foram registrados somente neste ano.

Fonte:UFRN

NOVO EVENTO EM PEDRA PRETA

 Hoje 01 de Novembro, às 11:51 UTC (08:51, hora local) ocorreu mais um tremor de maior intensidade em Pedra Preta. A magnitude preliminar foi calculada em 3.3. O registro diário na estação RCBR é mostrado na Figura 1. Na Figura, 2 é mostrado o registro do evento na estação ACCP, localizada na localidade de Cabeço Preto, em Pedra Preta - RN.

Figura 1. Registro diário da estação RCBR. O evento está em verde.

Figura 2. Registro do evento na estação ACCP.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS
Regina Spinelli, Suélio Carolino Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira,  Eduardo Menezes,

DEFESA CIVIL ESTADUAL ALERTA PARA NOVOS ABALOS NO MUNICÍPIO DE PEDRA PRETA


O Governo do Estado por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec em parceria com os Bombeiros e com Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN, enviou equipes para o município de Pedra Preta para dar suporte e apoio aos moradores. A Governadora do Estado Rosalba Ciarlini já entrou em contato com o Prefeito Luiz Antônio Bandeira e assegurou total apoio a população.

A cidade registrou, de ontem para hoje, dez abalos com intensidade média de magnitude 2.0 e com o maior abalo de 3.5. Estudiosos da UFRN sugeriram que a população desocupasse as residências.


A Cedec estará na prefeitura de Pedra Preta, às 10h30 da manhã de hoje, com um engenheiro da Secretaria de Infraestrutura; representantes do Exército; técnicos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal e a equipe do Setor Técnico de Engenharia dos Bombeiros.

O coordenador Estadual da Defesa Civil, Ten Cel BM Josenildo Acioli, estará presente na reunião e lembra que desde o início de 2011 o governo vem convocando as prefeituras para criarem as suas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil – Compdec, que devem ser as primeiras a dar o suporte nas emergências. “Como a prefeitura de Pedra Preta ainda não havia criado, estamos trabalhando para articular junto ao Prefeito um Plano de Emergência para lidar com esta situação dos abalos sísmicos, e outras que poderão surgir”. 


A Coordenadoria Municipal é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município. As ações mais importantes da COMPDEC são as preventivas objetivando evitar (minimizar) que o desastre ocorra. O Rio Grande do Norte já possui 143 coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil criadas por Lei.


Fonte: RÁDIO POESIA

PREFEITO DE GUAMARÉ SOLICITA APOIO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA DO ESTADO

Após o episódio envolvendo a explosão de caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil na cidade de Guamaré, o prefeito do município, Hélio Miranda, solicitou o auxílio da Secretaria Estadual de Segurança Pública para apoio em medidas emergenciais no sentido de dar maior segurança à cidade.
Em audiência com o secretário adjunto da SESED, Clidenor Cosme da Silva Júnior, e o pessoal do Setor de Inteligência da Secretaria, foram discutidos procedimentos que serão adotados a partir de agora para garantir a segurança do município.

Durante a reunião, que contou ainda com a presença do secretário de Segurança de Guamaré, João Batista, o prefeito Hélio Miranda se mostrou preocupado com situação de insegurança na cidade, em que pese os investimentos feitos com recursos próprios da Prefeitura, no sentido de dar suporte ao policiamento oferecido pelo Estado.

EXPLOSÃO

O episódio ocorreu na madrugada da última terça-feira (29), por volta das 3h30, quando cerca de 15 homens equipados com armamento pesado invadiram a cidade e explodiram a agência do Banco do Brasil do município. Eles ainda trocaram tiros com a Polícia Militar e fugiram sem que ninguém fosse preso.

As únicas pistas que a Polícia tem até agora são os carros usados na fuga pelos criminosos. Um dos veículos, um gol, foi encontrado incendiado na manhã do último dia 30, na comunidade de Lagoa Seca. Outro veículo, um Dobló, foi encontrado próximo à cidade de Jandaíra. Neste último ainda foram encontradas bananas de dinamite que seriam usadas nas explosões aos caixas eletrônicos da agência.

A quantia levada pelos criminosos não foi revelada pelo Banco do Brasil.