O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte concluiu nesta sexta feira (22) mais uma capacitação com vistas à melhoria dos serviços de urgência e emergência oferecidos pela corporação. Entre os meses de setembro e novembro deste ano, cerca de 60 bombeiros potiguares, distribuídos em duas turmas, estiveram participando do Curso de Salvamento de Vítimas Presas às Ferragens de Veículos (CSalv). Garantido com recursos viabilizados pelo Governo do Estado, junto ao Ministério da Justiça, a capacitação abordou técnicas realizadas pelas equipes de resgate em acidentes veiculares de grandes proporções.
De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o CSalv é uma das muitas ações de capacitação, que foram inseridas em 2013 no cronograma de atividades da Corporação. “Os bombeiros potiguares estão permanentemente sendo capacitados para exercer com eficiência os serviços de nossa atribuição. Seja no atendimento pré hospitalar, nas ações de defesa civil, proteção ambiental ou nas diversas modalidades de salvamento (aquático, terrestre e altura) o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do CBMRN tem feito um excelente trabalho ofertando treinamentos”, enfatizou.
Entre as técnicas desenvolvidas no Curso Básico de Salvamento Veicular esteve a padronização das ações em ocorrências de salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos e a difusão de uma doutrina padrão de sistematização do salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos.
“Os Cursos promovidos pelo CBMRN possuem uma carga prática muita intensa, de modo que o docente possa permitir um desenvolvimento das potencialidades individuais, como também, levá-los à execução e a prática das teorias aprendidas. As ocorrências em que Bombeiro Militar participa são, em sua maioria, muito exaustivas. O militar precisa está treinado e seguro da técnica que irá executar”, disse o Coronel Elizeu Dantas.
Entre os temas abordados pelos instrutores do CBMRN, no Curso de Salvamento de Vítimas Presas às Ferragens de Veículos (CSalv), estiveram os princípios do Salvamento de Vítimas, Sistema de Comando de Incidentes, Ferramentas e equipamentos de Resgate, Manutenção de equipamentos, estabilização de veículos, técnicas de aberturas e acessos, dinâmica do acidente, Atendimento Pré Hospitalar aplicado às vítimas encarceradas e outros temas.
O curso contou com 100 horas/aula e será realizado no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), em Parnamirim.
De acordo com os dados da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do CBMRN (CEGEDC), entre janeiro e outubro de 2013, foram registrados 81 acidentes veiculares com vítimas presas nas ferragens. Em todo o ano de 2012, foram 125. Esses dados competem somente aos registros da Região Metropolitana e cidades vizinhas.
Fonte:o guamareense