sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CORPO DE BOMBEIROS DO RN RECEBE CAPACITAÇÃO PARA SALVAMENTO DE VÍTIMAS PRESAS ÁS FERRAGENS DE VEÍCULOS


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte concluiu nesta sexta feira (22) mais uma capacitação com vistas à melhoria dos serviços de urgência e emergência oferecidos pela corporação. Entre os meses de setembro e novembro deste ano, cerca de 60 bombeiros potiguares, distribuídos em duas turmas, estiveram participando do Curso de Salvamento de Vítimas Presas às Ferragens de Veículos (CSalv). Garantido com recursos viabilizados pelo Governo do Estado, junto ao Ministério da Justiça, a capacitação abordou técnicas realizadas pelas equipes de resgate em acidentes veiculares de grandes proporções.



De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o CSalv é uma das muitas ações de capacitação, que foram inseridas em 2013 no cronograma de atividades da Corporação. “Os bombeiros potiguares estão permanentemente sendo capacitados para exercer com eficiência os serviços de nossa atribuição. Seja no atendimento pré hospitalar, nas ações de defesa civil, proteção ambiental ou nas diversas modalidades de salvamento (aquático, terrestre e altura) o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do CBMRN tem feito um excelente trabalho ofertando treinamentos”, enfatizou.


Entre as técnicas desenvolvidas no Curso Básico de Salvamento Veicular esteve a padronização das ações em ocorrências de salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos e a difusão de uma doutrina padrão de sistematização do salvamento de vítimas presas às ferragens de veículos.
“Os Cursos promovidos pelo CBMRN possuem uma carga prática muita intensa, de modo que o docente possa permitir um desenvolvimento das potencialidades individuais, como também, levá-los à execução e a prática das teorias aprendidas. As ocorrências em que Bombeiro Militar participa são, em sua maioria, muito exaustivas. O militar precisa está treinado e seguro da técnica que irá executar”, disse o Coronel Elizeu Dantas.


Entre os temas abordados pelos instrutores do CBMRN, no Curso de Salvamento de Vítimas Presas às Ferragens de Veículos (CSalv), estiveram os princípios do Salvamento de Vítimas, Sistema de Comando de Incidentes, Ferramentas e equipamentos de Resgate, Manutenção de equipamentos, estabilização de veículos, técnicas de aberturas e acessos, dinâmica do acidente, Atendimento Pré Hospitalar aplicado às vítimas encarceradas e outros temas.
O curso contou com 100 horas/aula e será realizado no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), em Parnamirim.



Bombeiros atenderam 125 casos de vítimas presas nas ferragens em 2012 na região metropolitana

De acordo com os dados da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do CBMRN (CEGEDC), entre janeiro e outubro de 2013, foram registrados 81 acidentes veiculares com vítimas presas nas ferragens. Em todo o ano de 2012, foram 125. Esses dados competem somente aos registros da Região Metropolitana e cidades vizinhas.


Fonte:o guamareense

Ginástica de apenas 24 minutos promete queimar mais calorias do que aula de uma hora


Muitas vezes damos desculpas para ignorar a malhação e a academia, mas uma nova aula de ginástica, chamada Hiitgirl, promete queimar 500 calorias em apenas 24 minutos.


A aula consiste em 24 exercícios diferentes que fornecem um treino de corpo inteiro. A novidade já é cotada para ser a tendência fitness para 2014 A modalidade tem seis movimentos simples: curvatura, agachamento, torcer, empurrar e puxar.



Ele também incorpora um elemento de cárdico de alta intensidade com movimentos dinâmicos, como jumping.





Fonte: r7.com

SUPERMERCADO CORRE O RISCO DE DESABAR, INFORMAM BOMBEIROS

Um incêndio destruiu o supermercado Líder e a loja de departamento Magazan, na madrugada desta sexta-feira (22), na Cidade Nova 6, Travessa WE 72, esquina com a SN 23, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado no depósito localizado nos fundos do prédio. 

Neste momento, o Corpo de Bombeiros realiza o resfriamento das paredes do supermercado, mas o incêndio já foi controlado. Há risco de desabamento porque o teto e um pedaço da parece desmoronaram devido as chamas. Ainda segundo os bombeiros, o prédio teve perda total. 

Segundo moradores da área, o fogo teve início por volta das 2h, nos fundos da loja, onde fica localizada a área de panificação (térreo) e confecção (altos). Várias viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram cedo no local, mas mesmo assim não conseguiram conter as chamas a tempo e o fogo rapidamente se espalhou. 

As residências do entorno do supermercado foram evacuadas e as aulas de duas escolas que ficam próximas ao local foram suspensas. 


Estalos e explosões podiam ser ouvidos de longe. Uma delas, por volta das 4h, foi tão grande que parte dos vidros da fachada foram arremessados para a rua. Os moradores que estavam em frente às suas casas saíram correndo em pânico, assim como os próprios homens do Corpo de Bombeiros, que imediatamente orientaram a todos se afastarem o máximo do local, porque estava vazando gás e havia um grande risco de uma explosão maior.

Viaturas do Corpo de Bombeiros de Belém também chegaram para ajudar a conter o fogo, que continua a consumir todo o prédio, inclusive um caminhão plataforma com escada magirus.


Moradores de uma vila, localizada aos fundos do prédio, foram avisados pelos bombeiros e instruídos a deixar suas casas assim que o fogo foi percebido. Alguns deles, ainda de madrugada, com medo das explosões, pegaram roupas e saíram em seus carros com suas famílias para um local mais seguro. 

O incêndio, além de assustar moradores da área, também deixou triste os funcionários da loja, entre eles Keila da Mata, de 30 anos. 'Tava um cheiro de fumaça muito forte e me surpreendi com um bombeiro mandando eu me retirar do quarto e quando fui para o quintal deu para ver o fogo saindo de lá. Saí super assustada, com a roupa do corpo. Tenho dois filhos pequenos e graças a Deus eles não estavam em casa. Só espero que não aconteça nada com as casas ao redor, porque o trabalho no Líder era minha única forma de sustento e se ficar sem casa e sem trabalho o Natal não sei nem como vai ser', declara.

ENTENDA COMO OCORRE A EMBOLIA PULMONAR. CONTE COM A GENTE!!!




Fonte: Primeiros Socorros