terça-feira, 30 de setembro de 2014

DEVIDO À SECA, GOVERNO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PELA SÉTIMA VEZ CONSECUTIVA E GUAMARÉ ESTÁ INCLUÍDO

O Governo do Rio Grande do Norte decretou, nesta terça-feira (30), situação de emergência por 180 dias em 145 municípios do interior do estado devido à estiagem e aos baixos níveis dos reservatórios de água pelo interior. De acordo com o decreto, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apontou para a continuidade do grave quadro na estiagem, com a maior parte dos reservatórios com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima. Dentre esses, quinze açudes têm armazenamento inferior a 10%. Esta é a sétima publicação seguida sobre o tema.


O último decreto que tratava sobre emergência devido à seca havia vencido no dia 14 de setembro. O Governo temia pela morosidade em publicação e novo decreto (que ainda estava sob avaliação) porque a continuidade de alguns projetos de combate à seca dependiam dele, como o programa de venda de milho em balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).



Nas justificativas para o novo decreto por 180 dias, o Governo lembrou o relatório elaborado pela Caern que aponta colapso no sistema de abastecimento de água em cinco Municípios do Estado do Rio Grande do Norte em razão da escassez de água, alé de mais oito Municípios poderão ter seus sistemas de abastecimento paralisados até dezembro de 2014. 

Além disso, o Governo também explicou que o diagnóstico de chuvas formulado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) aponta para uma queda de 35% na média de chuvas e que o inverno, até o presente momento, não está com índices pluviométricos capazes de contribuir para a formação de estoques de água nos principais reservatórios do estado.

Segundo o Executivo, a estimativa da Secretaria de da Agricultura para o ano de 2014 é de prejuízo de R$ 4,6 bilhões na produção agropecuária do estado, o que representa uma redução de quase 57% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) potiguar, se comparada a uma situação de normalidade das condições climáticas.

Como a validade do decreto é de seis meses, esse será o último da gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não disputa a reeleição e deixará o comando do Governo no fim deste ano.

Fonte; Tribuna do Norte

COORDENADORIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ PARTICIPA DE CONFERENCIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL EM NATAL



Municípios do Rio Grande do Norte se reuniram no ultimo fim de semana para realização da conferências estaduais de proteção e defesa civil, a conferências foi realizada no auditório do quartel do Corpo de Bombeiros em Natal, durante o evento os representantes dos municípios debateram e escolheram dez princípios e 30 diretrizes para a etapa nacional, marcada para 4 de novembro, em Brasília. Também foram eleitos os delegados que representarão os Estados nesta última etapa. foram escolhidos os representantes de cada coordenadoria de proteção e defesa civil que iram representar seus municípios na segunda conferencia nacional.



O tema que foi discutido foi Defesa Civil só se faz com participação e cidadania. Para esta conferencia se fizeram presentes o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Guamaré, Francisco Fonseca, o secretario de segurança municipal João Batista, Delegado Gestor do Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte Jose de Arimateia Siqueira, Jose Cassimiro Dantas Técnico em Apicultura e demais técnicos auxiliares da Defesa Civil de Guamaré.



Nas formações dos Grupos foram apresentadas as diretrizes, e questionadas as dificuldades entre Gestores Públicos e sociedade civil, a prevenção do risco devem ser prioridade e não limitar apenas ações nos casos de fenômenos da natureza que venham afetar a população.



Também foram apresentados os pontos mais importantes dessa conferencia, planejamento, plano de educação, locais de atendimento, rota de fuga, transporte, atendimento médico, alimentação, abrigo e comunicação, diante dos assuntos expostos e formados as temáticas da reunião foram aprovadas as diretrizes da maior relevo social.



Em seguida foi formada a comissão e votação dos delegados que representarão o Rio Grande do Norte na Conferencia Nacional em Brasília, de Guamaré foram escolhidos Francisco Fonseca Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Moacir Reinaldo Agente de Proteção e Defesa Civil, João Batista Secretario Municipal de Segurança Pública de Guamaré, Ricardo Araújo Assessor do Secretario de Segurança de Guamaré.



Participaram também do evento vários representantes dos territórios do RN entre eles o Sr. Pedro Juventino de Lages e demais convidados.



Entre novembro de 2013 e junho de 2014, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil contabilizou a participação de mais de 1,8 mil municípios em conferências municipais e intermunicipais, a realização de 22 etapas estaduais e 17 livres, além da conferência virtual, realizada em agosto deste ano. A etapa nacional tem a proposta de definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).


Fonte: blog guamarenews

Fotos:José Arimateia