segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PREFEITO DE GUAMARÉ HÉLIO WILLAMY SOLICITA A DEFESA CIVIL ALTERNATIVAS DE PLANOS EMERGÊNCIAS PARA DAR CONTINUIDADE AO ABASTECIMENTO DA CIDADE E DOS DISTRITOS


No ultimo dia 11 quinta-feira o coordenador municipal de proteção e defesa civil de pendências, Ezequias Florêncio, o assessor do município de Macau, Francisco Ubiratan, se reuniram com o prefeito, Hélio Willamy, secretario de obras Keke Rosberg, vereador Líder do Governo na Câmara de Guamaré, Edinor Albuquerque e o coordenador de defesa civil de Guamaré, Francisco Fonseca para discutir ações emergências referente ao baixo nível volumétrico da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e do rio Piranhas-Açu.


De imediato o prefeito solicitou a coordenadoria de defesa civil de Guamaré, que realizasse levantamento, da problemática, e as possíveis alternativas para criação de um plano emergencial para dar continuidade ao abastecimento da cidade e dos distritos caso o sistema venha entrar em colapso.




Já no dia seguinte, dia 12/09/2014 realizamos um trabalho conjunto com Ronaldo Alves, fiscal do setor de abastecimento da secretaria de obras, levantamento de vazão, quantidade de poços em funcionamento, poços que estão parados, e poços que ficam instalados nas comunidades como por exemplo Quilombo, que foram perfurados pela Petrobras, que possivelmente posam ser adquiridos para o município.




No dia 16/09/2014 Terça-Feira, fizemos vistoria na estação da Alcanorte em Pendências/RN, percorremos o rio Piranhas-Açu, Alto do Rodrigues.


















Outra alternativa cogitada por nós, seria a criação de uma planta de dessalinização com uma estação de tratamento de água, que seria instalada na praia do minhoto, ou até mesmo mudar o projeto da adutora, para capitar água da lagoa de Boqueirão no município de Touros.



Finalizamos com uma vistoria na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, constatamos de perto o cenário desolador em que se encontra o nível da barragem e do rio que alimenta o sistema adutor, que traz água para os municípios de Pendências, Macau, e Guamaré.


Somos cientes que há anos a população de Guamaré vem sofrendo com o problema no fornecimento de água potável, mas dessa vez o problema é muito mais serio do que nós imaginávamos, além de não haver previsão de chuvas as altas temperaturas estão fazendo com que a Barragem Armando Ribeiro baixe o nível muito rápido.





Diante da situação assustadora que se encontra o nivel de água da Barragem Armando Ribeiro e do rio Piranhas-Açu, nós da defesa civil, iremos apresentar ao prefeito de Guamaré estudos para resolver em definitivo o problema secular da falta de água em Guamaré, esperamos que muito em breve esse problema seja só mais uma parte negativa da Historia de Guamaré.

A responsabilidade pelo o fornecimento no município é da Caern, Só que a Caern, que detém a concessão do serviço, não atende os consumidores com qualidade e eficiência como deveria.

Defesa civil "Importante na Ação, Fundamental na Prevenção!”.

AGENTES DA DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ PARTICIPAM DE CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS FEDERAIS DE DEFESA CIVIL


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) realizou o curso “Gestão de Recursos Federais de Defesa Civil” com o propósito de capacitar agentes de defesa civil e gestores integrantes da administração pública estadual e municipal no processo de captação, aplicação e prestação de contas de recursos federais, o coordenador Francisco e os agentes Wirlley e Moacir da defesa civil de Guamaré participaram.





O objetivo foi orientar os participantes ao longo de todo o processo, partindo da solicitação de reconhecimento federal quanto à situação de anormalidade, passando pelas instruções de preenchimento dos formulários para pedido de recursos e pelos padrões a serem observados na elaboração dos projetos de engenharia, e chegando, finalmente, a prestação de contas dos recursos federais recebidos.



Promovido em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o curso foi realizado de 16 a 19 de setembro em Natal onde agentes de defesa civil de todo Rio Grande do Norte participaram, o curso foi realizado a pedido da defesa civil estadual.