sexta-feira, 12 de agosto de 2016

DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ INFORMA.

INSA E LAPIS DIVULGAM MAPA ATUAL DA SECA NO SEMIÁRIDO

#secas #Nordeste #Semiárido #satélite

A vegetação do semiárido brasileiro é um indicador utilizado para monitorar o impacto da seca, uma vez que ela é uma resposta ao déficit de chuvas na região. Diariamente, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis/Ufal) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) monitoram o comportamento da seca por meio da análise do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI, sigla em inglês Normalized Difference Vegetation Index) do satélite Meteosat-10.

A seca acumulada no período de 2011 a 2016 é considerada um evento climático extremo de grande extensão. Como observado no mapa (referente ao período de 1 a 8 de agosto), seu impacto é visível na saúde da vegetação. Observa-se que grandes áreas do Semiárido apresentam baixo índice de vegetação, indicando também baixa umidade. As cores laranja e vermelho indicam o predomínio de condições secas e muito secas, respectivamente. Os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará são os mais afetados.

As Imagens do satélite Meteosat-10 são amplamente utilizadas pelo Lapis e pelo Insa para o monitoramento da cobertura vegetal devido à rapidez de acesso às informações em escala regional e, principalmente, à possibilidade de aquisição de locais de difícil acesso. Com isso, torna-se possível identificar, monitorar e avaliar ocorrências de secas em tempo real, numa escala regional.

Mais informações: http://www.insa.gov.br/ e http://www.lapismet.com/



DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE GUAMARÉ EM AÇÃO.


Prefeitura Municipal de Guamaré Cada Vez Melhor.

Secretaria de Segurança Através da Defesa Civil Municipal de Guamaré controla Principio de Incêndio em Ponta de Salina, Incêndio controlado por Agentes da Defesa Civil e Vizinhos da Comunidade.