segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SESAP ENCAMINHA PSICÓLOGOS PARA PEDRA PRETA

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. Os triângulos representam as estações RCBR (em vermelho) e ACCP (azul).

Depois de alguns dias sem tremores, o município de Pedra preta registrou novo tremor no fim da noite de ontem (10). Segundo a medição realizada pela estação de Riachuelo, o abalo foi de magnitude 1,6, considerado de baixa intensidade. O registro desse evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2. A situação está mais tranquila no município, mas o Governo do Estado confirmou para hoje a ida de profissionais de psicologia da Secretaria Estadual de Saúde para atuar junto à população.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.


Em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Câmara e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade, os serviços de psicológos, relaxamento, acunputura, rodas de conversa e exames físicos, como aferição da pressão arterial estarão disponíveis na Escola Municipal João Bandeira Sobrinho, a partir de hoje.

Na semana passada, a Prefeitura de Pedra Preta solicitou ao Governo o encaminhamento de psicólogos para trabalhar junto à população do município devidos aos abalos sísmicos registrados nos últimos dias. Com isso, o Governo determinou que profissionais que atuam no centro psicossocial de João Câmara fossem deslocados até Pedra Preta para realizar o atendimento à população. Além desses serviços disponibilizados pela prefeitura, a Defesa Civil fará palestras no dia 13 para orientar a população sobre os cuidados com os tremores.

A forma como vai ocorrer o trabalho ainda não foi definido pela Prefeitura, mas a expectativa é que os profissionais deslocados até a cidade comecem a atuar até amanhã. Não há a confirmação sobre quantos profissionais serão deslocados até Pedra Preta.

Integrantes do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sugerem atenção à população para a hipótese de abalos mais intensos e, caso ocorram, os moradores saiam das residências até que a situação se normalize.

Como foi dito anteriormente, a atividade sísmica em Pedra Preta teve uma pausa, considerando somente os tremores registrados por RCBR. Na estação ACCP continuam sendo registrados microtremores, embora em menor quantidade. Como sempre afirmamos, é impossível prever como a atividade sísmica em Pedra Preta vai evoluir pois essa pausa pode significar tanto o início de um período de baixa atividade sísmica quanto um período de acumulação de energia que precede um evento de maior magnitude. 




Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS
Joaquim Ferreira e Tribuna do Norte