segunda-feira, 17 de março de 2014

Primeira Conferencia Territorial da Defesa Civil realizado na cidade de Guamaré.

Foi realizada na ultima sexta-feira (14) de Março, a primeira Conferência Municipal e Territorial de Defesa Civil de Guamaré; tendo como objetivo levar a todos os representantes dos municípios do Território Central Cabugi e Litoral Norte. As informações precisas sobre os eventos naturais, tais como: enchentes, secas, avanço e a erosão marítima e abalos sísmicos, desastres e calamidades publicas.

Com a Coordenação do Sr. Francisco Fonseca, Coordenador da Defesa Civil de Guamaré, que trabalhou toda a logística da referida Conferência, pelo que levou a todos os conceitos do que refere os trabalhos da Defesa Civil.

Jorimar Gomes Secretario Administrativo da CEDEC.  Assunto monitoramento e ações no fortalecimento da defesa civil.

Iracema Miranda da Silveira, da UFRN mostrou em sua palestra, os avanços do mar e os efeitos da erosão no litoral de Guamaré.

Os trabalhos foram coordenados pelo o Sr. Pedro Alves, Coordenador Geral do Território Central Cabugí e Litoral Norte, que apresentou os regimentos e as diretrizes da conferência em Guamaré, no qual formaram os grupos para discutirem os eixos temáticos da conferência, que foram apresentados em plenária para aprovação dos temas expostos.

Fizeram-se presentes o Secretário de Segurança Publica João Batista a Secretaria de Meio Ambiente Iruvane Galvão o Secretário de Desenvolvimento Agrário, o Sr. José de Arimateia Gomes, e demais secretários do poder executivo, convidados, e a comunidade Guamareense.


O Prefeito Hélio Willamy da Fonseca, em suas palavras, agradeceu a presença de todos, o desempenho dos conferencistas, os trabalhos realizados, dentro dos eixos temáticos, destacou o trabalho do Coordenador Francisco Fonseca, e agradeceu ao Sr Pedro Alves pelo bom desempenho em coordenar os trabalhos desta conferencia.





No final, o Sr. Pedro Alves colocou em votação as escolha das pessoas que deverão participar conferência Nacional nos dias 21 e 22 de Maio em Brasília, que foi discutida e aprovada em plenária. O Sr. Francisco Fonseca agradeceu a todos, ao Prefeito pelo o apoio dado para realização deste evento, aos palestrantes, aos convidados de um modo em geral, que participaram deste evento.









Confira reportagem fotográfica por José de Arimateia








































Com informações de José de Arimateia & Amanda Araujo.

fonte: www.guamarenews.blogspot.com.br

Avisos Meteorológicos - 2014-03-17 11:19:36


CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos ClimáticosINPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

       

Estado de Atenção  Chuva forte localizada em vários Estados do Brasil


 Hoje (17/03) haverá condição para chuva intensa sobre o centro-norte do RS(principalmente no noroeste e região do Planalto), sul e centro-oeste de SC (microrregiões do oeste, meio oeste, planalto sul e litoral sul), sudoeste e oeste do PR, extremo sul e extremo nordeste de MS, Triângulo Mineiro, GO, DF, leste, nordeste, norte e noroeste de MT, RO, grande parte do AM, centro-sul, leste e nordeste do PA (incluindo a Capital Belém e a Ilha do Marajó), sudeste do AP, TO, MA e no extremo sul e norte do PI.



Amanhã (18/03) haverá condição para chuva forte no oeste, centro-norte, noroeste, nordeste e litoral norte do RS. Além da chuva forte, haverá chance de acumulado significativo sobre estas áreas.
A chuva forte deverá atingir áreas de SC, sudoeste e oeste do PR, centro-sul e oeste de MS, centro-oeste e norte de MT, leste e centro-norte de GO, DF, extremo noroeste de MG, extremo oeste da BA, TO, AC, RO, centro-sul e oeste do AM, centro-sul, leste e nordeste do PA (incluindo Belém e a Ilha do Marajó), sul e leste do AP, MA, sul e norte do PI, e pontos isolados do interior do CE, demais áreas do PI, PE, PB e RN.



Na quarta-feira (19/03) a chuva forte deverá se concentrar no noroeste e norte do RS, grande parte de SC (menores chances no nordeste do Estado), sudoeste e oeste do PR, centro-sul e oeste de MS, oeste, noroeste, norte e nordeste de MT, RO, sul, centro, leste e norte do AM, centro-norte de GO, DF, TO, cento-sul, leste e nordeste do PA, MA, PI, extremo oeste da BA e em pontos isolados do CE, RN, PB e PE.



A intensidade e localização precisa da chuva poderão ser determinadas, apenas, com algumas horas de antecedência e, mediante a utilização de radares meteorológicos.


GPT/CPTEC/INPE

       Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
       http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp

Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
(12) 3186-8459 ou 3186-8535
atendimento@cptec.inpe.br