segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Alerta triplicou ao menos 35 vulcões em erupção em todo o mundo

Existem ao menos agora, 35 vulcões em erupção em todo o mundo como compartilhado nesta história do International Business Times e no gráfico abaixo, que mostra a maioria das erupções vulcânicas que ocorrem dentro do "Anel de Fogo". Será que é por causa da aproximação do Cometa ISON ou tem nada a ver com todas essas mudanças na Terra? De chover pedras na Sicília vamos para novas ilhas que se formam , no Japão, a nossa Terra está passando por mudanças incríveis.


O vulcão do Monte Sinabung em Jacarta, na Indonésia , entrou em erupção seis vezes desde segunda-feira cedo, atirando cinzas vulcânicas a 2.000 metros em direção ao céu.
Milhares de pessoas foram evacuadas da região desde o vulcão Sinabung entrou em erupção de forma esporádica , em setembro. 5.000 pessoas foram evacuadas da área um dia antes da erupção na segunda-feira , elevando o número total de evacuados para 11.000. Não houve vítimas até o momento.
O Sinabung é apenas um dos 35 ativos, vulcões em erupção no mundo , de acordo com uma lista categorizada no Volcano Discovery . Dos 35 vulcões em erupção atualmente no mundo, sete estão na Indonésia.

VEJA O VIDEO COM  IMAGENS DAS RECENTES ATIVIDADES VULCÂNICAS.




Fonte: verdademundial

Intensa atividade sísmica em Pedra Preta-RN em 01 e 02/12/2013

Uma sequência de 5 tremores foi identificada pela estação de Riachuelo (RCBR). O primeiro evento da série ocorreu às 22:30 UTC (19:30 hora local) do dia 01/12 seguido por 4 outros tremores até às 06:25 UTC (03:25 hora local ) do dia 02/12. O evento de maior magnitude ocorreu às 06:16 UTC (03:16 hora local) do dia 02/12 e atingiu a magnitude preliminar 3.2.
O mapa de localização epicentral do maior evento está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. Os triângulos representam as estações RCBR (em vermelho) e ACCP (azul).
    O registro da sequência de eventos em RCBR está na Figura 2.

Figura 2.  Sequência de sismos identificados como tal pela estação RCBR no dia 02/12. O sismo de maior magnitude está em preto.
    A atividade sísmica em Pedra Preta continua e, como já reafirmamos, é impossível saber qual será sua evolução. Os dados da rede sismográfica instalada na região estão sendo analisados e comparados com os resultados obtidos em 2010/11. Alguns resultados indicam uma possível extensão para nordeste da Falha de Cabeço Preto, responsável pelos sismos, e que tem direção SW-NE.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli