O treinamento é direcionado a os profissionais de cada instituição do município. O treinamento, organizado em grupos de cerca de 20 pessoas pela manha ou pela tarde, se concentra em orientações teóricas e práticas sobre os procedimentos e instruções de como utilizar o extintor de incêndio adequadamente.
A primeira escola onde foi aplicado o treinamento, foi a escola municipal de educação Infantil Jesuino Vieira de Melo, a diretora, Mirtes Figueredo, participou do exercício no primeiro dia de treinamento junto com as supervisoras, professoras, vigias, zeladoras e merendeiras da instituição, e considerou a experiência muito positiva. “Acho que foi muito válido aprender a lidar com o extintor, que é um equipamento que nós temos na escola e não sabe usar, eu não sabia. Se ocorrer algum tipo de incêndio, pelo menos agora nós vamos saber como tirar o lacre e como proceder”, falou Mirtes. A expectativa é que os agentes consigam demonstrar nas escolas os procedimentos adequados para a evacuação do local em caso de incêndio.
A iniciativa do projeto foi da coordenadoria de proteção e defesa civil de Guamaré para adequar as instituições de ensino ao código de segurança e prevenção contra incêndio e pânico do estado do Rio Grande do Norte. Também, segundo a NBR 14.276, todo estabelecimento deve ter funcionários treinados para combater princípios de fogo, capacitados a fazer intervenção rápida no caso de ocorrer algum acidente. Os brigadistas de incêndio, como são chamados, pela NBR, os funcionários treinados para agir adequadamente no caso de indícios de fogo, ficarão responsáveis por repassar o conhecimento adquirido com a equipe da defesa civil aos demais profissionais das instituições de ensino.