sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AGENTES DA DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ REALIZAM TREINAMENTO DE COMBATE A PRINCIPIO DE INCÊNDIO NAS ESCOLAS E PRÉDIOS PÚBLICOS DA CIDADE



O treinamento é direcionado a os profissionais de cada instituição do município. O treinamento, organizado em grupos de cerca de 20 pessoas pela manha ou pela tarde, se concentra em orientações teóricas e práticas sobre os procedimentos e instruções de como utilizar o extintor de incêndio adequadamente.


A primeira escola onde foi aplicado o treinamento, foi a escola municipal de educação Infantil Jesuino Vieira de Melo, a diretora, Mirtes Figueredo, participou do exercício no primeiro dia de treinamento junto com as supervisoras, professoras, vigias, zeladoras e merendeiras da instituição, e considerou a experiência muito positiva. “Acho que foi muito válido aprender a lidar com o extintor, que é um equipamento que nós temos na escola e não sabe usar, eu não sabia. Se ocorrer algum tipo de incêndio, pelo menos agora nós vamos saber como tirar o lacre e como proceder”, falou Mirtes. A expectativa é que os agentes consigam demonstrar nas escolas os procedimentos adequados para a evacuação do local em caso de incêndio.



A iniciativa do projeto foi da coordenadoria de proteção e defesa civil de Guamaré para adequar as instituições de ensino ao código de segurança e prevenção contra incêndio e pânico do estado do Rio Grande do Norte. Também, segundo a NBR 14.276, todo estabelecimento deve ter funcionários treinados para combater princípios de fogo, capacitados a fazer intervenção rápida no caso de ocorrer algum acidente. Os brigadistas de incêndio, como são chamados, pela NBR, os funcionários treinados para agir adequadamente no caso de indícios de fogo, ficarão responsáveis por repassar o conhecimento adquirido com a equipe da defesa civil aos demais profissionais das instituições de ensino.



PELA PRIMEIRA VEZ O MUNICÍPIO DE GUAMARÉ TÊM REPRESENTATIVIDADE EM UMA CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, REALIZADA EM BRASÍLIA


Eleitos delegados na Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, o coordenador de proteção e defesa civil Francisco da Fonseca Gomes o secretario de segurança João Batista e Casimiro Técnico agrícola da secretaria de meio ambiente do município de Guamaré, e representantes da defesa civil estadual, cruz vermelha e outras instituições representaram o Rio Grande do Norte em Brasilia, de 4 a 7 deste mês na 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Durante o evento foram selecionados 10 princípios e 30 diretrizes de quase 1.500 propostas para o aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.





Garantir a profissionalização, qualificação, e a valorização dos agentes de Proteção e Defesa Civil, implantar o Sistema Único de Proteção e Defesa Civil, criar e regulamentar a lei e a proficionalização de Agente de Defesa Civil, tornar obrigatório a criação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil são itens que estão entre os princípios e diretrizes eleitos na Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. O evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, representantes de Defesa Civil de todas as partes do Brasil, em quatro dias de debates com um único objetivo: o fortalecimento da cultura de gestão de riscos de desastres no País.




A Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil teve como eixos temáticos: Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração das Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão de Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil NA BUSCA DE Cidades Resilientes. A organização foi da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) em parceria com o Projeto de Gestão de Riscos e Desastres Naturais (PNUD).



Para os representantes de Guamaré no evento, Francisco Fonseca João Batista e Casimiro o momento foi oportuno para fortalecer, ainda mais, as políticas assistenciais no município. “Com a nossa participação no evento podemos apresentar as ações realizadas em Guamaré, defender propostas acerca da necessidade para um melhor aparelhamento das Defesas Civis Municipais e Estadual”, pontuaram.