quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Defesa Civil de Guamaré








Criada pela Lei Municipal 571/2012 a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) do Município de Guamaré/RN tem por finalidades:

Defesa Civil: o conjunto de ações previstas, de socorro, assistencial e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social;

Desastre: o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais;

Situação de Emergência: reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal, provocada por desastre, causando danos superáveis pela comunidade afetada;  

Estado de Calamidade Pública: reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal, provocada por desastre, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade ou à vida de seus integrantes.


Na ultimo dia (30) Agosto, o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Guamaré, o Sr. Francisco Gomes, realizou a entrega de camisetas e calções da defesa civil para sua equipe.







A Defesa Civil de Guamaré realiza o monitoramento climático de nossa região, assim como, Tábua de Marés, ocorrências de queimadas das matas ciliares e monitoramento sismológico através do Painel Global, entre outros, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.


Todo monitoramento é em tempo real, feito por um telão via internet, e transmitido para a sala da Coordenação onde são observadas diariamente ininterruptamente toda a manifestação natural do planeta e seus efeitos, daí são decididas as ações que por ventura venham a ser adotadas.


A Coordenadoria da Defesa Civil de Guamaré é formada pelo Coordenador Francisco Gomes e pelos agentes de Defesa Civil George Cabral, José de oliveira Gomes, Felipe Gomes, Moacir Reinaldo, Genilson Felix, Elidiane Souza, equipe essa bem atualizada para atuar em caso de qualquer sinistro que porventura venha a ocorrer em nossa cidade, e até mesmo em locais de difícil acesso.



Estar em fase final de ajustes, o treinamento náutico que iremos realizar com todos os Agentes da equipe, para ainda mais ficarem a postos para quais quer adversidades que por ventura venham a enfrentar.

Qualquer cidadão pode e estar convidado a conhecer a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), ela esta com sua Sede à Rua Luiz de Souza Miranda Nº. 197, no centro de Guamaré.


O telefone de emergência é (84)98453050, você também pode acessar nosso perfil no Facebook em https://www.facebook.com/defesacivilmunicipal.deguamare?fref=ts e estar em fase final o Blog da Defesa Civil que em breve divulgaremos, onde terá uma gama de informações para a população Guamareense, e ao publico em geral.