sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Guamaré Adimplente



O Prefeito Hélio Willamy, do PMDB, conseguiu uma grande vitória nesta quinta-feira, dia 19. O município foi excluído dos cadastros de inadimplentes do Governo Federal.

Em consulta ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferência Voluntárias – CAUC, instrumento que espelha os registros de informações disponíveis nos cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais, geridos pelo Governo Federal, foi constatada a informação de que a Prefeitura de Guamaré/RN encontra-se ADMIPLENTE com todas as suas obrigações, junto aos diversos órgãos da administração pública Federal e Estadual.

O Município de Guamaré encontrava-se desde o ano de 2005 impedido de firmar novos convênios com o Governo Federal.

O Consultor Jurídico Municipal, Dr. EMERSON GUEDES destacou que a vitória conseguida pela atual administração foi resultado de um esforço conjunto de toda equipe, que seguiu orientação do Prefeito Helio no sentido de retirar o CNPJ da Prefeitura de toda restrição junto aos órgãos governamentais.


Guamaré continua em situação de emergência

junto com 149 municípios, o decreto da Governadora Rosalba Ciarline foi re-editado hoje


 Governo do Estado publicou hoje (19) um novo decreto que declara situação de emergência para 150 municípios do Rio Grande do Norte em decorrência da seca. Esta é a terceira vez que o Executivo decreta “situação de emergência”, em pouco mais de um ano, para obter mais celeridade e acesso à ajuda do governo federal. O decreto entra em vigor hoje e vale até março de 2014.

Novo decreto da seca atinge 150 municípios do RN e tem duração de 180 dias.

O decreto anterior venceu no último dia 15. Na análise dos membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o decreto é o reconhecimento ao estado de seca configurado entre janeiro de 2012 e setembro deste ano.

Para a Defesa Civil, "fica claramente cristalizado do ponto de vista climático um quadro de seca severa, e que o impacto dessa seca é complexo e diferenciado, com sérias consequências negativas para a atividade rural do estado, afetando com prejuízos econômicos e danos para o contingente populacional desses municípios, prejudicando todos os elos da cadeia produtiva da sociedade nas áreas rurais do Estado".


Um relatório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a partir dos valores do Produto Interno Bruto (PIB) em anos normais, aponta que a seca causa prejuízos de R$ 3,818 bilhões ao estado. Isso representa, ainda segundo texto do decreto nº 23.801 publicado hoje, uma redução de 46,76% na contribuição da formação do total da produção obtida pelo Rio Grande do Norte em anos de inverno normal.