segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CHOVEU ATÉ GRANIZO NO RN, NA ÚLTIMA MADRUGADA


Choveu muito nesta madrugada na Cidade do Sol. Foram trovoadas e muitos raios que rasgaram o céu da capital e do interior do estado do Rio Grande do Norte. Muitos passaram a madrugada assustados com tantos fenômenos naturais se manifestando de uma vez só.

Choveu no Oeste, Médio Oeste, No Seridó, no Litoral, na Região Central, no Mato Grande e até granizo caiu em Santana do Seridó.

O dia continua nublado no RN e a meteorologia afirma que teremos  mais chuva pela frente na nossa capital, com períodos de nublado e precipitações a qualquer hora.

FALHA GEOLÓGICA DE 34 KM PROVOCA ENXAME SÍSMICO NO RN

Na última semana, a região do município de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, foi atingida por um dos maiores enxames sísmicos do Brasil. Em oito dias foram registrados 265 tremores, que racharam paredes e forçaram moradores a deixarem suas casas.

Falha de samambaia
Normalmente, a atividade sísmica na região de Pedra Preta é bastante elevada. No entanto, a quantidade de tremores observada na última semana foi muito acima do normal, obrigando o prefeito da cidade a decretar Estado de Calamidade Pública.
De acordo com dados registrados pela Estação sismográfica de Riachuelo, localizada a 100 km do local e operada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o maior tremor ocorreu na noite de 31 de outubro e atingiu 3.5 graus de magnitude. Apesar de ser um abalo relativamente fraco, a construção precária das casas é preocupante, já que evento um pouco mais intenso pode ter consequências devastadoras na região.

Falha Geológica
A causa exata dos tremores é desconhecida, mas a proximidade com a falha geológica de Samambaia, a poucos quilômetros ao leste de Pedra Preta é a causa mais provável.

Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km. Próximo a ela se encontra a falha geológica de Poço Branco, que apesar de ser bem menor também contribui por alguns tremores naquela região.
As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada. Em 30 de novembro de 1986, por exemplo, mais de 3 mil casas e imóveis foram destruídos após a cidade ser atingida por um terremoto de 5.1 magnitudes.

Geologia
O Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.

Diferente dos abalos de origem tectônicos, que ocorrem nas bordas das placas continentais, os abalos relacionados às falhas geológicas acontecem quando grandes camadas abaixo do solo se tornam instáveis e desmoronam. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles a acomodação natural, movimentos súbitos na crosta ou infiltração de líquidos, embora não sejam incomuns os tremores provocados por grandes barragens localizadas próximas ao epicentro.
O último grande terremoto registrado no Brasil ocorreu próximo à costa de São Paulo, em 22 de abril de 2008. Na ocasião, um sismo de 5.2 graus foi sentido com bastante intensidade nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.



Arte: O mapa mostra a localização da falha de geológica de Samambaia, centrada sobre a cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte. A falha tem cerca de 38 km de comprimento por aproximadamente 4 km de largura. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km. Crédito: Apolo11.com.