segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PROERD REALIZA O 4º CHÁ DAS ESCOLAS COM APRESENTAÇÃO DO “PROJETO SEGURANÇA COMEÇA NA ESCOLA”


A Prefeitura Guamaré, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - Proerd, realizaram entre os dias 29,30 e 31 de julho, nas escolas do município, o "Projeto Segurança Começa na Escola".


Esse projeto é uma ação exclusiva da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED em parceria com outras instituições.


Na busca da construção de uma cultura de paz nas escolas nasceu o projeto. No município de Guamaré o “Segurança Começa da Escola”, foi projetado e desenvolvido em parceria com as seguintes instituições: CREAS, CRAS, Guarde Municipal, Conselho Tutelar, Defesa Civil, Policia Militar e Escolas. 


É um projeto de intervenção por parte de uma rede integrada de instituições no ambiente escolar, com o objetivo primordial de disseminar a cultura de Paz e o “não” à violência e às drogas. O projeto aconteceu de terça a quinta-feira nas escola supracitadas, com o temas relacionados abaixo:




durante a semana, a Escola Benvinda Nunes Teixeira, Escola Estadual Mons. Joaquim Honório, Escola Municipal Maria Madalena e Escola Municipal Francisca Freire.

A programação terminou na manhã da última quinta-feira (31), com o 4º Chá das Escolas, realizado no plenário da Câmara Municipal de Guamaré. Participaram do evento os representantes do CREAS, CRAS, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Defesa Civil, Policia Militar, escolas e autoridades civis e militares.
A vereadora Lizete Negreiros representou a Câmara Municipal e os secretários Francisco Solano, João Batista, Iruvane Galvão, Francisco Adriano e Maria Iracema representaram o o poder executivo.


O projeto foi apresentado pelo o soldado Barros, da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED.

Barros falou das dificuldades iniciais para implantação do projeto em Guamaré. " Tivemos muitas dificuldades no início, mas, graças a Deus, todas as barreiras foram vencidas e hoje o Proerd atinge 100% das escolas de Guamaré, na educação infantil. Disse Barros inciando a apresentação.

"O papel do Proerd é buscar a construção de uma cultura de paz nas escolas, levar a informação para realizar a prevenção, e fazemos isso há 10 anos com muita responsabilidade"
"O projeto Segurança Começa da Escola, no município de Guamaré foi projetado e desenvolvido em parceria com as seguintes instituições: CREAS, CRAS, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Defesa Civil, Policia Militar e Escolas." Explicou Barros.

A secretária de educação, Maria Iracema, comentou do valor que o projeto agrega ao ambiente escolar, oferecendo mais tranquilidade para que os professores possam desempenhar o seu trabalho e disse está muito feliz com a parceria.





Os representantes das intuições usaram da palavra dizer que todos estavam a disposição para contribuir com o projeto. Elogiaram o trabalho que vem sendo realizado pelo Proerd e da sua importância de oferecer a oportunidade para resolver o problema da violência nas escolas, levando para os alunos, professores e funcionários um clima de tranquilidade nas escolas. 




A professora Maria, diretora Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, disse que as ações dos Proerd não são invisíveis. "Ações dos Proerd não são invisíveis, elas são de muito importância, são boas ações, só que a mídia não valoriza, a mídia não gosta de mostrar o que é bom" Disse Maria. Depois elogiou o trabalho do Proerd e disse esperar que esse trabalho seja repetido. Maria finalizou dizendo " Eu sou Proerd".

O Secretario Municipal de Segurança, Defesa Social e Patrimonial, João Batista disse que participou do Proerd quando o programa estava na sua fase de elaboração. João Batista enfatizou êxito do programa e sobre as escolas, João disse que, as mesmas trabalham com valores e o resultado e desse trabalho é formação de cidadãos.

O soldado Barros encerrou o evento dizendo está feliz e a com a certeza que ação foi cumprida. Por fim agradeceu ao prefeito Hélio e ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Guamaré.









Na oportunidade a Policia Militar através do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a violências agradeceu a todos os presentes, em especial a Prefeitura Municipal de Guamaré Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal da Chefia do Gabinete Civil Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Patrimonial Secretaria Municipal de Assistência Social pela realização das oficinas. “Sabemos que não vamos resolver os problemas das Drogas e nem da Violência, mais vamos reduzir com trabalhos como esses de intervenção nas escolas”. Todos estão de parabéns, pelas as ações. 
Queremos agradecer ainda a presença da vereadora Lizete Negreiros e dos Secretários Francisco Solano, João Batista, Iruvane Galvão, Francisco Adriano e Maria Iracema. 


Fonte: Blog Ponto critico

Fotos e texto: Marcos Fonseca,equipe proerd, blog Guamaré em destaque