segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Defesa civil de Guamaré realiza simulação de combate a incêndio

Na tarde do dia 26 de setembro de 2013, a Coordenadoria de Defesa Civil da Secretaria de Segurança de Guamaré realizou uma ação de simulação de combate a incêndio.


O nosso objetivo é desenvolver um trabalho de conscientização na área de segurança resgate e combate a incêndio e emergência em nosso município sem precisar passar por cima de ninguém… mais para que isso aconteça, precisamos da colaboração de TODOS os setores administrativos, e principalmente dos nossos governantes, com relação a matéria do blog Guamaré em dia queremos só fazer um adendo com relação aos epis, estamos aguardando achegada dos nosso equipamentos de proteção individual e proteção coletiva, esse treinamento foi única e exclusivamente para testar o funcionamento da bomba do caminhão em baixa pressão.



Na tarde do dia 26 de setembro de 2013, a Coordenadoria de Defesa Civil da Secretaria de Segurança de Guamaré realizou uma ação de simulação de combate a incêndio. Na ocasião foi utilizado o carro pipa adquirido recentemente junto ao Governo Federal – (PAC 2). A Defesa Civil regulamentada pela Lei Federal n° 12.608, de 10 abril de 2012, instituída no Município de Guamaré pela Lei Municipal nº. 571/2012, garante a adoção de medidas preventivas e necessárias à redução dos riscos a desastres e combate a incêndio.

De acordo com o Coordenador Francisco de Assis, compete a Defesa Civil além de suas atribuições, manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como, sobre protocolos de prevenção e alerta, e sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastres com o propósito de realizar regularmente exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil.

A atuação do carro pipa é de suma importância para a população uma vez que vai atender as famílias que estão sofrendo com a escassez de água.

Associado a este trabalho, o veículo também adequa-se perfeitamente ao trabalho de brigada contra incêndio, agregando ainda mais valor a suas potencialidades no atendimento às demandas dos munícipes guamareenses.

Esse simulado de combate a incêndio foi possível devido ao trabalho integrado desenvolvido entre a Secretaria de Transporte juntamente com a Secretaria de Segurança e sua Coordenadoria de Defesa Civil. Importante também destacar que a Guarda Municipal de Guamaré foi previamente comunicada sobre a realização deste evento.

Como resultado desta atuação fica a certeza do compromisso demonstrado pela equipe da Coordenadoria de Defesa Civil no constante trabalho de preparação e aperfeiçoamento para minimizar de forma bem sucedida eventuais sinistros que venham acontecer na cidade de Guamaré.


Prevenção e preparação são as palavras chaves para o bom êxito desta empreitada!



Fotos: George Cabaral e Dijailso Ferraz
Texto: Blog Guamaré em dia