terça-feira, 26 de novembro de 2013

Jogador morre engasgado com a própria língua em jogo

jogadorO jogador iraniano Qusai Emad al-Khawalda, de 19 anos, morreu em campo durante o confronto do seu time Al-Faisaly contra o Al-Jazeera, no último final de semana, em Amã. O jovem atleta desmaiou, ainda no primeiro tempo de jogo, e acabou morrendo engasgado com a própria língua – que bloqueou a entrada de ar nos pulmões. O diretor do Al Faisaly, Ihab al-Khalili, alegou que a demora no atendimento médico foi preponderante para a morte do jogador. “Vamos investigar o porquê de tanta demora”.

Esta é a segunda tragédia recente na família al-Khawalda e no time Al-Faisaly. Há dois anos, o goleiro Zbin al-Khawalda, parente do Qusai Emad, morreu em um acidente de carro.


Fonte: torcedores.com

Estado de Minas Gerais (Cedec-MG): Equipe da Defesa Civil se qualifica no Japão para atuar em caso de abalos sísmicos

Divulgação/Cedec
Comitiva levou carta de intenções que prevê a troca de experiências entre Minas e a Província de Aichi; país é considerado modelo na prevenção de desastres Comitiva da Cedec assiste a palestra com especialistas japoneses na Província de Aichi


No mês de julho, uma comitiva da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec-MG) foi ao Japão, à Província de Aichi, dando início a um intercâmbio que tem o objetivo de compartilhar experiências e informações sobre desastres e prevenções. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Gabinete Militar do Governador, por meio da Cedec, e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).



No país, os danos causados por abalos sísmicos são freqüentes e superiores aos causados em muitas partes do mundo e, por isso, o Japão tornou-se um benchmarking na prevenção de desastres. “Considerando o estágio evolutivo do Japão nas ações de defesa civil, o Brasil precisa aperfeiçoar os mecanismos existentes de minimização de desastres”, afirmou o Secretário Executivo da Defesa Civil de Minas, tenente coronel Fabiano Villas Bôas.



Por meio da comitiva mineira, o Governo de Minas Gerais apresentou, durante a visita, uma carta de intenções assinada pelo governador Antonio Anastasia, a fim de estreitar laços de cooperação em diversas áreas. Este ano, já está prevista uma visita de representantes da Província de Aichi a Minas Gerais, dando continuidade ao intercâmbio. A Cedec prepara, ainda, uma série de cursos, palestras e workshops em Montes Claros, com a participação dos professores da Universidade de Nagoya. 

Defesa Civil nas Escolas

Em Minas Gerais, a Cedec, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou no ano passado o projeto Defesa Civil nas escolas. O programa deve ser ampliado e amadurecido nos moldes do modelo japonês, com a preparação dos professores da rede pública estadual. “No Japão, a defesa civil é ensinada nas escolas de forma multidisciplinar, gradual e empírica, através de simulados que ocorrem com a participação da escola e de voluntários. Em Minas, queremos potencializar o ensino de defesa civil nas escolas”, explicou Villas Bôas.

Em 2007, foi registrado no Distrito de Caraíbas, município de Itacarambi, no Norte do Estado, a primeira morte provocada por terremoto no Brasil, provocando a destruição de 76 residências. Os estudos apontaram a magnitude de 4,9° graus na Escala Richter de intensidade.

Este ano, em Montes Claros, também no Norte do Estado, foram registrados dois sismos em toda a área urbana. O primeiro abalo atingiu a magnitude de 4.2° na escala Richter. Oito residências foram destruídas e várias pessoas sofreram ferimentos leves. “A culpa dos ferimentos não foi o movimento de terra, mas sim, do despreparo da população, que deve aprender a lidar com isto. Estamos caminhando neste sentido”, revelou o tenente coronel.

Fonte: agencia minas

Novo tremor na região de Sobral-CE em 25/11/2013

Ontem, 25/11, recebemos uma ligação do Sub-tenente Marcos Costa, lotado no Corpo de Bombeiros do Ceará, em Sobral, notificando de que um tremor de terra havia sido sentido na localidade do Jordão, município de Sobral, nesta manhã. Ao analisarmos os sismogramas das estações de Morrinhos (NBMO) e Sobral (SBBR) verificamos que, de fato, o evento havia ocorrido às 13:06 UTC (10:06 hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.2.
    
O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos simbolizam as estações sismográficas operando na região.
    O registro do evento na estação SBBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação SBBR.
A atividade sísmica na região de Sobral vem ocorrendo na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca desde janeiro de 2008. O evento de maior magnitude (4.2) ocorreu em maio de 2008 e, desde então, de vez em quando, ocorre um tremor sentido pela população. Como acontece normalmente em tais circunstâncias, não dá para prever qual a evolução futura dessa atividade sísmica.


Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli