terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estado de Minas Gerais (Cedec-MG): Equipe da Defesa Civil se qualifica no Japão para atuar em caso de abalos sísmicos

Divulgação/Cedec
Comitiva levou carta de intenções que prevê a troca de experiências entre Minas e a Província de Aichi; país é considerado modelo na prevenção de desastres Comitiva da Cedec assiste a palestra com especialistas japoneses na Província de Aichi


No mês de julho, uma comitiva da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec-MG) foi ao Japão, à Província de Aichi, dando início a um intercâmbio que tem o objetivo de compartilhar experiências e informações sobre desastres e prevenções. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Gabinete Militar do Governador, por meio da Cedec, e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).



No país, os danos causados por abalos sísmicos são freqüentes e superiores aos causados em muitas partes do mundo e, por isso, o Japão tornou-se um benchmarking na prevenção de desastres. “Considerando o estágio evolutivo do Japão nas ações de defesa civil, o Brasil precisa aperfeiçoar os mecanismos existentes de minimização de desastres”, afirmou o Secretário Executivo da Defesa Civil de Minas, tenente coronel Fabiano Villas Bôas.



Por meio da comitiva mineira, o Governo de Minas Gerais apresentou, durante a visita, uma carta de intenções assinada pelo governador Antonio Anastasia, a fim de estreitar laços de cooperação em diversas áreas. Este ano, já está prevista uma visita de representantes da Província de Aichi a Minas Gerais, dando continuidade ao intercâmbio. A Cedec prepara, ainda, uma série de cursos, palestras e workshops em Montes Claros, com a participação dos professores da Universidade de Nagoya. 

Defesa Civil nas Escolas

Em Minas Gerais, a Cedec, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou no ano passado o projeto Defesa Civil nas escolas. O programa deve ser ampliado e amadurecido nos moldes do modelo japonês, com a preparação dos professores da rede pública estadual. “No Japão, a defesa civil é ensinada nas escolas de forma multidisciplinar, gradual e empírica, através de simulados que ocorrem com a participação da escola e de voluntários. Em Minas, queremos potencializar o ensino de defesa civil nas escolas”, explicou Villas Bôas.

Em 2007, foi registrado no Distrito de Caraíbas, município de Itacarambi, no Norte do Estado, a primeira morte provocada por terremoto no Brasil, provocando a destruição de 76 residências. Os estudos apontaram a magnitude de 4,9° graus na Escala Richter de intensidade.

Este ano, em Montes Claros, também no Norte do Estado, foram registrados dois sismos em toda a área urbana. O primeiro abalo atingiu a magnitude de 4.2° na escala Richter. Oito residências foram destruídas e várias pessoas sofreram ferimentos leves. “A culpa dos ferimentos não foi o movimento de terra, mas sim, do despreparo da população, que deve aprender a lidar com isto. Estamos caminhando neste sentido”, revelou o tenente coronel.

Fonte: agencia minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário