sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LAPSIS/UFRN, ORIENTA MORADORES A EVACUAREM PEDRA PRETA POR TEMPO INDETERMINADO

O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) registrou pelo menos mais sete abalos sísmicos entre as 20h e 21h desta quinta-feira (31). Segundo o anúncio feito, os abalos são de magnitude acima de 2.0 ocorreram durante o período. Com esses novos abalos, o laboratório não descarta a ocorrência de um tremor de maior magnitude e orienta os moradores da região a abandonar as residências por tempo indeterminado.

O município de Pedra Preta já contabiliza mais de 160 abalos sísmicos neste ano, com os abalos se concentrando nos últimos dias. No fim da noite de ontem e início da manhã de hoje (31), o sismólogos registraram mais dois abalos com magnitude 2.2.  De acordo com os dados levantados pelos sismólogos da UFRN, o primeiro tremor ocorreu às 22h59 de ontem, registrado pela estação NBPA de Paraú. O epicentro foi em Pedra Preta. Poucas horas depois, às 6h52, novo abalo foi registrado na mesma estação. Não há registro de danos causados pelos abalos.
Os geofísicos do LabSis instalaram ontem um equipamento de transmissão de dados online, via telefone celular, para monitorar as ocorrências de tremores na região, em tempo real. Com a reativação de uma falha geológica situada na borda da bacia potiguar, mais de 160 abalos foram registrados somente neste ano.

Fonte:UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário