quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Estudo mostra que novembro de 2013 foi o mais quente em 134 anos

Um relatório divulgado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, NOAA, mostra que a anomalia da temperatura média para o mês de novembro ficou 0,78º C acima das médias do século 20, o maior valor desde que começaram as medições globais.

Temperatura novembro de 2013

De acordo com a NOAA, a última vez que o mês de novembro registrou temperatura abaixo da média foi em 1976. O relatório também mostra que a última vez que temperatura global ficou abaixo da média, em qualquer mês, foi em fevereiro de 1985.

O valor de 0,78º C é relativo às temperaturas combinadas dos oceanos e áreas continentais, registradas por estações meteorológicas, boias e também através de sensoriamento remoto via satélites. Se forem consideradas somente as temperaturas das porções continentais, a anomalia é ainda maior, ranqueando novembro de 2013 como o segundo novembro mais quente da história, com temperatura 1,43°C acima da média do século 20, que foi de 5,9°C para as porções terrestres.

Os valores registrados nos oceanos também estiveram muito elevados e a anomalia de novembro de 2013 empatou com novembro de 2009, atingindo 0,54°C acima da média do século 20, que foi de 15,8°C.

Anomalia de Global para Temperatura novembro de 2013


No Brasil, considerando a linha base (normal climatológica) entre 1981 e 2010, o mês de novembro de 2013 ficou cerca de 0,5°C acima da média em quase todas as regiões, com exceção de partes da Região Sul e a faixa que vai do oeste da Região Centro-Oeste até Rondônia, onde a temperatura ficou aproximadamente 1°C acima da linha base. O Rio Grande do Norte a anomalia se inverte e a temperatura para o mês de novembro ficou até 1 °C mais baixa.

De acordo com o estudo, a maioria das áreas terrestres do mundo experimentaram temperaturas mensais mais quentes do que a média, incluindo grande parte da Eurásia, África costeira, América Central, América do Sul e Central. Grande parte do sul da Rússia, noroeste do Cazaquistão, sul da Índia e sul de Madagascar bateram recordes de aquecimento.

Artes: No topo, gráfico mostra a anomalia de temperaturas para o mês de novembro de 2013. Pelo mapa é possível ver que localidades situadas no norte da Rússia registraram até 5 graus a mais que a média climatológica, enquanto grandes porções dos EUA, principalmente as áreas costeiras ficaram bem abaixo da média histórica. No segundo mapa é apresentada uma situação geral das temperaturas dos meses de novembro nos últimos 134 anos. 

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário