sábado, 7 de setembro de 2013

Defesa Civil do Rio Grande do Sul participa de Curso realizado em parceria com a Petrobrás/REFAP e BRASKEM



Na semana de 02 a 06 de setembro de 2013, em horário integral desenvolveu-se o Curso Técnico de Atendimento e Resposta a Emergências Químicas. O curso aconteceu graças a uma parceria entre a Defesa Civil e a Petrobrás/REFAP e BRASKEM, locais onde se desenvolveram.


O Curso foi a complementação de Curso Operacional de Atendimento e Resposta a Emergências Químicas que ocorreu no ano de 2012. A turma se compôs de 40 alunos vindos de todos os 12 Comandos Regionais de Bombeiros, dentre eles oficiais e praças, alem de ter contado com 02 policiais rodoviários federais, 02 policiais rodoviários estaduais, 01 técnico em emergência ambiental da FEPAM, Fundação de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul e 01 química do CEPED/RS.


O curso desenvolveu-se de 2ª feira a 5ª feira, na Refinaria Alberto Pasqualini, parte teórica e a na 6ª feira, prática no centro de treinamento da BRASKEM, no pólo petroquímico de Triunfo.




Houve participações de instrutores da FEPAM, da SULGÁS, da REFAP, da BRASKEM, da Defesa Civil, da Transpetro, da Hidromar, da Geo Ambiental e da Secretaria de Administração.


Os assuntos discutidos no curso foram: Atendimento a Emergências na FEPAM, o gás canalizado no RS, proteção respiratória, atendimento a emergências em plantas químicas, emergência com cloro, atendimento a emergência no transporte de produtos perigosos, fenômenos químicos, segurança química, atendimento a emergências com produtos perigosos conforme NFPA 471, finalizando com treinamento técnico e tático prático de combate ao fogo em plantas químicas, local em que os alunos puderam experimentar técnicas em vários equipamentos químicos, desde tanques até intervenção em canalizações com vazamento de produtos perigosos.


O objetivo principal do curso foi de disponibilizar conhecimento técnico para os primeiros atendedores, de forma que o Estado possa contar com profissionais distribuídos no território do Rio Grande do Sul, permitindo uma capilarização das ações de resposta a emergências com produtos perigosos que tantos danos e prejuízos têm gerado as pessoas e meio ambiente.





Fonte: Defesa Civil RS/DT

Nenhum comentário:

Postar um comentário