segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS!



A idéia é fortalecer as ações de prevenção e preparação para a construção de uma cidade mais segura e sabendo que mesmo com todo preparo podem acontecer situações adversas com danos, afetando as pessoas direta ou indiretamente. Por esses e outros motivos que se faz necessária a criação de um órgão executor de políticas de proteção e defesa civil. A aproximação da comunidade e Governo Municipal, nesse contexto, é de suma importância. Dessa forma, foi instituída na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Segurança defesa Social e Patrimonial, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), de competência do Poder Executivo. Ainda com esse aparato, as vulnerabilidades existentes exigem a participação e o apoio de outros atores como instituições parceiras, ampliando a capacidade de atendimento para a conquista de resultados positivos à sociedade.


MISSÃO DA COORDENADORIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Defesa Civil é o conjunto de ações de prevenção e de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a integridade física e moral da população, bem como restabelecer a normalidade social.

A Defesa Civil tem como missão promover, coordenar e supervisionar as ações de resultados desastrosos ou prejudiciais ao Município e a sua população, bem como oferecer assistência e atendimento à população em situação de emergência ou de estado de calamidade pública. A segurança global da população em circunstância de desastres naturais, humanos e mistos é a principal finalidade da Defesa Civil.


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil tem como objetivo geral planejar, coordenar e executar as ações referentes à Política Municipal de Defesa Civil, desenvolvendo planos, programas, projetos e ações referentes à prevenção, socorro, assistência e recuperação da comunidade em situação de risco, minimizando os desastres e restabelecendo à normalidade social.



Entre os objetivos específicos incluem-se: o monitoramento permanente das áreas de risco em fase de eminência ou situações de desastres; promover campanhas educativas, orientar e regulamentar os procedimentos da equipe de Defesa Civil, prevenir, orientar, socorrer e assistir às populações atingidas.