quinta-feira, 13 de março de 2014

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DE GUAMARÉ E DEFESA CIVIL PARTICIPAM DA 1º REUNIÃO ORDINÁRIA DO TERRITÓRIO SERTÃO CENTRAL CABUGI E LITORAL NORTE NA CIDADE DE FERNANDO PEDROSA.



Foto José de Arimateia

Com a Coordenação dos trabalhos executados pelo Sr. Pedro Juventino, que após a Abertura Oficial dos trabalhos passou a apresentar a Pauta do Dia. Neste caso o Sr. Dario de Andrade fez Apresentação do PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e emprego, PRONATEC CAMPO, em suas explicações o Coordenador do MDA, frisou que os representantes do Território procurem as Associações e Sindicatos para desenvolver uma pesquisa e solicitarem quais os cursos que serão necessários para cada município, destacou que o objetivo do PRONATEC CAMPO e de aprimorar e melhorar as condições do Homem no campo, inserido a qualificação profissional de qualidade para os Agricultores nos devidos campo de trabalho.

Foto José de Arimateia


No entanto se faz necessário que as Cidades que formam cada Território estejam com sua LEI aprovada e com os cursos já definidos para então ser enviada a Coordenadoria do PRONATEC para ser cadastrados no decorrer da Reunião o Sr. Dario de Andrade, levou a Plenária todas as informações respostas que foram feitas pelo os participantes da referida Reunião.

Foto José de Arimateia


Em seguida o Sr. Francisco Fonseca Coordenador da Defesa Civil de Guamaré usou a Tribuna e falou da Conferência Territorial de Defesa Civil que será realizada no dia (14) de Março na Cidade de Guamaré e Lançou o Convite a todos os presentes visto que, nesta Conferência serão escolhidos Delegados para a Conferência de Defesa Civil em Brasília.

Foto José de Arimateia


O Secretario de Agricultura da Cidade de Fernando Pedrosa, articulou com os demais participantes da Reunião os assuntos referentes aos Projetos de desenvolvimento Sustentável na Região e as Condições e soluções para os problemas da Seca em nosso Estado.

Foto José de Arimateia


Os assuntos foram discutidos na Plenária, e aprovados os temas de maior relevância. No encerramento o Coordenador Pedro Juventino Agradeceu a participação de todos e foi votado por unaminidade que a próxima Reunião Territorial será no dia (08) de Abril na cidade de Macau.

fonte: www.oguamareense.com.br

Dicas de segurança Como agir em caso de Acidentes em Rodoviários

Avise de imediato o Corpo de Bombeiros ou autoridades mais próximas. Se não houver telefone no local, mande alguém dar o aviso e procure tomar as primeiras providências. Geralmente os carros que possuem grandes antenas possuem rádios de comunicação que podem acionar uma central.



Alguns cuidados que você deve ter são:
  • Se tiver de carro, tome muito cuidado. Estacione em lugar seguro, para evitar outro acidente.
  • Sinalize o local, de modo a prevenir outros carros. Use o triângulo de emergência, coloque galhos de árvores ou tire a camisa e faça sinais.
  • Conserve a calma.
  • Maior perigo é a hemorragia. Procure estancar o sangue. Todas as pessoas devem procurar saber alguma coisa de primeiros socorros para usar nesses casos.
  • Desligue a chave dos carros acidentados.
  • Cuidado com a gasolina espalhada. Não fume, nem deixe que alguém o façam junto ao local. Pode haver incêndio ou explosão.
  • Existem casos que podem ser mais complicados. São os caminhões que transportam materiais químicos ou radioativos.

Se um caminhão que carrega produtos químicos for acidentado, tome os seguintes cuidados:

  • Avise as outras pessoas para que aumentem os cuidados.
  • Não deixe que ninguém chegue perto do caminhão, faça uma marcação em volta do local, com a distância de mais ou menos 10 (dez) metros.
  • Procure ficar, sempre, de maneira que o vento passe primeiro por você e depois pelo caminhão.
  • Se notar fumaça ou algum cheiro estranho, afaste-se mais ainda.
  • Aguarde a chegada de socorro.
  • Informe o que observou.