sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vítimas de desabamento são enterradas


As vítimas dodesabamento de terra numa construção na rua Muniz Travasso, Alto de Coutos, foram enterradas na tarde dessa quinta-feira (5/9), no cemitério de Plataforma. Familiares e amigos se despediram de  Renildo de Oliveira, proprietário do terreno onde a construção era erguida, e de Antonio de Jesus Estrela, 47, servente que ajudava  na obra no momento do acidente. Na manhã dessa quinta-feira (5/9), um engenheiro da Defesa civil de Salvador (Codesal) voltou ao local e constatou  a ausência de alvará para reforma, ampliação e/ou construção, exigido pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para o início destes tipos de atividades.
O acidente aconteceu por volta das 16h30 de quarta-feira, segundo informaram vizinhos de Renildo. “Ele tem uma loja de aluguel de materiais para construção e desde junho começou a fazer do lado um lugar que seria um galpão para armazenar os equipamentos”, afirmou José Jaime Nascimento, proprietário do bar Atitude, localizado em frente ao local do acidente. Abalados, parentes e amigos se reuniram no local da obra no momento da visita da Codesal, mas preferiram não comentar sobre a causa do desabamento. De acordo com o engenheiro civil da Codesal José Carlos Palma, a escavação irregular pode ter sido a responsável pelo acidente.
Pessoas que acompanharam o resgate junto ao Corpo de Bombeiros disseram que o servente foi o primeiro a ser atingido com o desmoronamento do barranco que fica nos fundos da construção e, ao tentar salvá-lo,  Renildo também teria sido atingido. “ Renildo foi o primeiro a ser retirado, quase meia hora depois que o barranco caiu, levado para o Hospital do Subúrbio, mas não conseguiu sobreviver”, comentou  o aposentado Raimundo Rodrigues. “Foram quase dois metros de terra em cima dele”, continuou.
Já o servente Antonio Estrela só conseguiu ser resgatado por volta das 19h30, segundo informações de vizinhos. Conhecido na região por trabalhar com a elaboração de grades, entre outros serviços, Renildo era bastante conhecido no bairro, assim como  o ajudante. “A maioria das grades das casas aqui foi Renildo que fez, todo mundo conhecia ele e a família, gente de bem. Verdadeira tragédia”,  disse Janderval Carvalho de Jesus, conhecido da família. Na segunda visita ao local do desabamento, o técnico da Codesal notificou o filho do proprietário a paralisar a obra e legalizá-la junto à Sucom.

Fonte: correio24horas

Defesa Civil de Guamaré no facebook




Acesse também nosso perfil no Facebook

A DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ DEU INICIO AO TREINAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO DE VITIMAS DE AFOGAMENTO



Ontem nós da defesa civil de Guamaré, demos inicio ao treinamento de busca salvamento aquático que constitui de aulas teóricas e praticas em que os salva-vidas recebem instruções de como proceder no resgate, e quais os procedimentos que devem ser adotados para retirada da vitima.



fazer a abordagem o resgate e levá-la a solo para os procedimentos de primeiros socorros até a chegada do socorro medico hospitalar.


A partir de agora os treinamentos da defesa civil de Guamaré serão intensificados para quê os agentes possam ficar cada vez mais preparados para uma eventual situação de emergência tanto em águas como em terra.


Na primeira parte do treinamento as instruções teóricas culminaram com a parte prática em que foi simulado um afogamento no rio miassaba.


De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Guamaré, Francisco Gomes, “este treinamento vai permitir que os agentes salva-vidas possam ser requisitados para agir em casos de salvamento no mar"


nas próximas etapas do treinamento. os salva-vidas participarão de aulas para resgate em água parada (piscina), resgate em rios e resgate com mergulho, bem como praticar a natação utilitária, abordagem de bote, confecção de nós e conhecimentos náuticos.


((((( MAIS FOTOS DO TREINAMENTO )))))